quinta-feira, 29 de maio de 2014

3º Encontro de AC – 20 a 22.05.14- RELATÓRIO DAS ATIVIDADES REALIZADAS NO ENCONTRO E DAS ATIVIDADES DE ESTUDO INDIVIDUAL

1.    Fizemos os últimos comentários e intervenções a respeito do Caderno 2, onde discutimos a relação dos jovens com a sua escola e até onde ela é formadora. A relação desse jovem com a escola buscando os reais significados e sentidos dessa escola no seu dia a dia e porque ainda ocorrem uma incidência grande de abandono escolar e o que poderia caracterizar com maior ênfase a sua permanência. O que a escola poderia ofertar? A postura do professor no que se refere à sua autoridade. Onde ajuda e/ou onde prejudica? Discussões pontuadas na realidade local e um olhar de busca das soluções. Gerou uma abordagem escrita dos cursistas.

2.    O processo de visitação e da reconstrução do PPP está ocorrendo independente de ter feito uma agenda específica. Como já tinha especificado no segundo encontro, a escola no coletivo fez a visitação ao PPP ( algo que é feito anualmente) e no encontro da Jornada Pedagógica fizemos as intervenções necessárias, mas que, no momento estamos ainda fazendo as referências necessárias, uma vez que no referido Projeto não especificava sobre o Pacto do Ensino Médio, portanto estamos mais uma vez revisitando e fazendo a inclusão do perfil do aluno, algo que não contemplava com tanta especificidade. Perfil esse que foi construído com a participação desses protagonistas em sala de aula.

3.    Programamos a realização de gravação de vídeos com os alunos fazendo um a filmagem do perfil de cada um a partir de um esquema como exemplo para os mesmos seguirem no momento das colocações.

4.    Como atividade para ser feita em casa, solicitamos a leitura dos documentos norteadores da Construção do PPP postadas no Portal da SEC e a videoconferência da professora Ilma Passos sobre o PPP para possíveis intervenções e discussões no sentido de objetivar a nossa proposta de construirmos um PPP  vivo e real à altura do seio do cotidiano dos alunos, até porque eles deverão ser protagonistas dessa construção.









Nenhum comentário:

Postar um comentário