segunda-feira, 3 de novembro de 2014

DCNEM - PRÁTICAS DOCENTES

Reflexão:
A partir de uma reflexão sobre o texto das DCNEM, que práticas na docência  são mais frequentes na rotina de sua escola? O que precisamos reorganizar para nos aproximarmos do que se propõe nas Diretrizes?
O ensino médio é atualmente a etapa que tem apresentado muitas dificuldades em cumprir suas atribuições e garantir o direito à educação básica para todos os brasileiros, como previsto na Constituição Federal.
A interdisciplinaridade é uma das questões polêmicas apontadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio- DCNEM, onde o currículo é formado por dois blocos distintos, um que forma a base nacional comum e a outra é a diversificada, apesar de aparecerem separados, percebe-se a necessidade de se trabalhar interdisciplinarmente.
Existem grandes dificuldades para desenvolver esta metodologia de ensino no planejamento diário do professor, mesmo fazendo planejamento coletivo-quando é possível- os professores, no geral, sentem a necessidade de priorizar os conteúdos, de  suas disciplinas, tendo-as como únicas e mais importantes, assim como tendo a dificuldade de relacionar suas práticas com as práticas dos outros professores. Ainda precisamos aprender a trabalhar de forma integrada, a construir o planejamento integrado.

De acordo com as DCNEM, a interdisciplinaridade oferece uma nova postura diante do conhecimento, uma mudança de atitude nas práticas educativas, com o objetivo de garantir a construção de um conhecimento interdisciplinar e globalizado, rompendo com os limites das disciplinas. Trabalhar nessa perspectiva exige uma postura do professor que vai além do que está descrito nas DCNEM, pois é necessário que ele assuma uma atitude autônoma e inovadora, que faça uso de metodologias inovadoras com o uso de tecnologias adequadas para essa perspectiva. É através do ensino interdisciplinar, dentro do aspecto histórico, crítico e social, que os professores possibilitarão aos seus alunos uma aprendizagem eficaz na compreensão e transformação da realidade em sua complexidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário